Reflexão Por: Ygor Coelho

Um passeio por Cruz das Almas-BA

Ygor da Silva Coelho

Honrado recebi o convite para colaborar com o Jornal Zero75. Impossível deixar de atender acenos que buscam colaborar com a nossa cidade. E me veio a preocupação: Como devo estrear? Nada melhor do que enaltecendo os valores da nossa terra, os encantos nem sempre enxergados na pressa da nossa rotina.

Nas minhas viagens pelo Brasil sinto como certas cidades sabem fazer o seu marketing turístico, às vezes exagerando numa beleza que não se confirma aos olhos do visitante. E essas são visitadas, enchem hotéis e restaurantes, porque sabem “vender” os seus atrativos. Cruz das Almas, não sabe. A nossa gente não despertou para as belezas existentes.

Costumo perguntar, qual a cidade da Bahia tem uma reserva florestal no centro, como o Parque da Mata de Cazuzinha?

Qual a cidade do interior da Bahia reúne instituições como a Embrapa e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano?

Qual cidade do Nordeste dispõe de um patrimônio desenhado por Oscar Niemeyer, como a antiga Estação Ferroviária? Idêntica à que foi construída em Feira de Santana-BA e já demolida.

Qual cidade dispõe de um painel do artista alemão Udo Knoff em plena feira municipal? Feira de Santana tem um painel de Lenio Braga e Udo Knoff na Estação Rodoviária e é tombado pelo IPAC-Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Vale dizer que, dada a sua relevância artística, há um museu Udo Knoff, no Pelourinho, em Salvador, visitado por milhares de estrangeiros. O painel de Cruz das Almas, quantos sabem onde fica?

Onde se vê uma feira municipal tão rica e diversificada como a de Cruz das Almas? Claro, em Caruaru-PE. Mas a de Pernambuco é visitada, cantada em prosa e verso e é considerada “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”. Opa! Não é pouca coisa!! E a nossa, quase tão rica de produtos, objetos, cultura e arte é pouco lembrada pelos segmentos turísticos.

Quantas cidades têm a grandeza de edificações com arquiteturas referenciais de época, como os prédios da ex-EAUFBA, da Embrapa, antigo Instituto Baiano do Fumo?Edificações que merecem ser catalogadas para preservação da história.

Cruz das Almas, sua gente, seus governantes, líderes e artistas necessitam atentar para o seu patrimônio, valorizá-lo, divulgá-lo, protegê-lo! A hora é esta. Hora em que a economia será retomada, o turismo incentivado e aquecido.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas