Estação saúde Mundo

A varíola dos macacos é o assunto dos últimos dias. Mas qual a diferença entre ela e a varíola humana, que foi erradicada há 40 anos?

A varíola é uma das doenças que mais mataram no mundo, há teorias de que até no antigo Egito já havia casos. Graças a uma invejável campanha de vacinação foi possível controlar a doença.

Agora, a varíola dos macacos está causando o maior surto da doença já visto na Europa e os cientistas estão investigando o que é que tá acontecendo. A boa notícia é que os especialistas dizem que ela é mais branda e menos contagiosa do que a versão humana da doença.

Um a pessoa infectada, vai sentir febre, desconforto no corpo, fadiga, dores musculares e dor de garganta. Outra característica da doença são as bolinhas que se formam na pele. Os tratamentos são paliativos para os sintomas. A vacina contra a varíola humana se mostrou eficaz para a varíola do macaco.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas