Geral

Consumidores reclamam sobre produtos com mistura láctea e amido vendidos pelo preço de leite integral

Certamente, você já deve ter visto nas prateleiras dos supermercados ou mesmo ouvido falar sobre o composto lácteo. No entanto, a maioria das pessoas ainda tem dúvidas sobre a composição do produto e, muitas vezes, o classifica como leite comum. Nesta semana consumidores de Cruz das Almas perceberam variedades de produtos dessa forma nas prateleiras de diversos estabelecimentos, e o que chama a atenção é que os produtos têm preço normal, daqueles que são originados do leite integral. A exemplo disso, estão o leite condensado “Moça”, o e “MOCOCA”.

De maneira geral, o composto foi criado para atender necessidades de crianças a partir do primeiro ano – sendo que o uso é recomendado quando há indicação médica. Foram desenvolvidas e testadas diversas fórmulas, até que a indústria conseguiu criar o composto que, normalmente, é feito com gorduras vegetais e o balanceamento de componentes que possam beneficiar a saúde humana. E nos últimos meses estamos percebendo cada vez as empresas que produzem os diversos derivados do leite, optando por essa composição.

A fotógrafa Rebeca Moreno foi uma das consumidoras que demonstrou indignação com a situação, ao ir ao supermercado e perceber que os produtos têm perdido qualidade.

Fotógrafa Rebeca Moreno

“Quando eu vejo produtos assim o sentimento é de tristeza e revolta, porque isso transparece o quanto o país está decadente. A gente se sente pobre, a ponto de ver que os produtos estão sendo misturados com materiais inferiores para que o preço diminua ou estabilize”, disse.

O Jornal Zero75 ouviu a Dra. Marly Silveira, ela é nutricionista, com doutorado em alimentação, nutrição e saúde e ela falou conosco sobre a questão nutricional dos produtos lácteos e com amido.

 “O problema maior aí não é o soro do leite, porque apesar dele ser um subproduto do leite, ele contém princípio bioativas que podem afetar de maneira positiva na saúde cardíaca. Os dois fatores negativos aí seriam, a lesão ao consumidor devido ao valor do produto e o amido, que eles estão colando para aumentar a rentabilidade do produto e engrossar. Uma prática que na verdade várias indústrias utilizam”, declarou a nutricionista.

Dra. Marly Silveira, nutricionista.

A seguir vamos esclarecer as principais dúvidas que você pode ter a respeito do tema. Confira!

1. O que é composto lácteo?

É um produto em pó, resultado da mistura de leite e/ou derivados e outras substâncias não lácteas. De acordo com a regulamentação, o produto somente é considerado composto lácteo quando sua base láctea for de 51%, no mínimo, ou seja, pouco mais da metade de sua composição precisa conter leite e seus derivados.

É importante ressaltar também que o composto lácteo não deve ser considerado um produto inferior ao leite. Sua composição é apenas diferenciada, criada para atender específicas necessidades nutricionais, já que são acrescidas vitaminas, minerais e fibras, por exemplo.

2. Qual é a diferença do leite?

O leite é um produto natural, que tem em sua composição água, gorduras, vitaminas, proteínas, lactose, entre outras substâncias. Portanto, o composto lácteo não pode ser considerado leite, já que ele não é obtido de forma natural e sua fórmula é diferente, conforme mencionado anteriormente.

Redação do Jornal Zero75

Jornalista – DRT 1299/SE

Francisa Moraes

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas