Em cada período da vida, a mulher apresenta peculiaridades e necessidades diferentes com relação a sua saúde. Por isso, é muito importante ter o hábito de realizar exames preventivos periodicamente. Entre as principais doenças que acometem as mulheres estão o câncer de mama e o câncer de colo de útero.
O corpo da mulher passa por muitas transformações ao longo da vida. Desde a adolescência, com a primeira menstruação, passando pela gestação, até a menopausa. São muitas fases e todas elas impactam, diretamente, na saúde da mulher. Hábitos saudáveis, cuidados com a saúde íntima e a realização de exames preventivos, estão entre as principais dicas para a manutenção de uma vida saudável e, consequentemente, para o aumento da longevidade feminina.
A manutenção de hábitos saudáveis é crucial para prevenir diversos tipos de doenças e, também, para envelhecer com qualidade e bem-estar. A alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras e grãos é fundamental para a prevenção de doenças cancerígenas e para a redução de fatores de risco, como sobrepeso e aumento do colesterol.
O Jornal Zero75 realizou uma entrevista através do “Quadro Estação Saúde”, com a Dra Suzy Marques, ela é ginecologista e ultranossonogravista e falou conosco sobre o tema Saúde da Mulher:
Jornal Zero75 – Sobre Saúde da Mulher, qual a importância desse tema?
Dra. Suzy Marques – É um tema muito relevante, pois a mulher na maioria das vezes é responsável não só por sua saúde, mas pela saúde de todos dentro de sua família, cuida da saúde dos filhos, dos seus pais, idosos da família e inclusive da saúde do marido! Portanto a saúde da mulher é também a base da saúde da família e não deve ser negligenciada ou posta em segundo plano, como infelizmente muitas mulheres fazem em prol do cuidar da família
Jornal Zero75 – Para ter bem estar físico, o que a mulher precisa fazer?
Dra Suzy Marques – A saúde física está relacionada diretamente com a saúde mental, daí a importância de, para ter bem-estar físico, a mulher manter uma série de cuidados e atitudes como tentar controlar o estresse, buscar ter qualidade de vida com atenção a sua saúde preventiva, alimentação saudável, controle de excesso de peso, praticar atividades físicas regularmente para manter um corpo saudável; as atividades físicas reduzem o risco de doenças cardíacas, artrites e outras doenças, além de ajudar a melhorar o perfil hormonal da mulher e também o humor, inclusive reduzindo os sintomas depressivos! Se expor ao sol com o uso protetores solares: apenas cerca de 15 minutos ao sol já pode fornecer a quanto diária necessária de vitamina D, que ajuda no combate e prevenção de muitas doenças!
Jornal Zero75 – Então o aspecto mental também influencia muito na saúde integral da mulher?
Dra Suzy Marques – Com certeza!!! O estresse, ansiedade, depressão, pânico, entre outros transtornos mentais, podem agravar os sintomas ou acelerar a progressão de muitas doenças físicas, inclusive diminuição da imunidade, aumento ou diminuição de alguns hormônios entre outros. Por isso, pessoas que apresentam condições de saúde graves, como diabetes, asma e hipertensão, devem cuidar ainda mais da saúde mental. O estresse, por exemplo, pode afetar o sistema digestivo, pessoas muito ansiosas ou com pensamentos negativos têm maior probabilidade de desenvolver doenças como refluxo, gastrite, síndrome do intestino irritável, e outras.
Jornal Zero75 – Existe uma idade certa para iniciar as consultas com o ginecologista?
Dra Suzy Marques – A idade talvez seja uma medida pouco precisa para estabelecer quando deve ser essa a consulta. O ideal é que a menina tenha seu primeiro encontro com o especialista assim que tiver a menarca (primeira menstruação) ou antes quando tiver alguma sintomatologia!
Jornal Zero75 – Qual a importância de a mulher realizar consultas regulares ao ginecologista?
Dra Suzy Marques – A prevenção é sempre a melhor solução! Muitas doenças ginecológicas podem não causar sintomas no início, quando a chance de cura com o tratamento precoce é maior, a exemplo do câncer de mamas que, quando detectado e tratado precocemente, pode alcança cerca de 95% de cura! Portanto as consultas regulares aumentam muito a chance de detecção de doenças, tratamento precoce, cura e aumento de expectativa de vida!
Da Redação do Jornal Zero75
Francisa Moreas
Jornalista – DRT1299/SE
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.