Trump impõe tarifa de 10% sobre madeira e de 25% sobre armários e móveis

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última segunda-feira (29) que aplicará tarifas de 10% sobre madeira bruta e madeira serrada e 25% sobre armários de cozinha, gabinetes de banheiro e móveis estofados.
Trump assinou a medida alegando que as importações de madeira e móveis estão enfraquecendo a segurança nacional dos EUA.
O Canadá, maior fornecedor do país, deve ser o maior afetado.
As tarifas entrarão em vigor em 14 de outubro, mas as alíquotas subirão em 1º de janeiro para 30% no caso dos produtos de madeira estofados e para 50% no caso de armários de cozinha e gabinetes de banheiro importados de países que não chegarem a um acordo com os Estados Unidos.
A medida é a primeira em três setores que, segundo Trump, receberiam novas tarifas já a partir de 1º de outubro, incluindo medicamentos patenteados e caminhões pesados.

Évelin Mascarenhas é colunista e repórter do JornalZero75, empresária de marketing digital, bióloga e influenciadora gastronômica premiada. Natural de Jacobina e radicada em Cruz das Almas há 12 anos, também atua no rádio e como palestrante. Sua trajetória é marcada por energia, criatividade e versatilidade.