SUS inicia projeto-piloto para oferecer caneta emagrecedora gratuita a pacientes com obesidade grave

O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou, no Rio Grande do Sul, um projeto-piloto para oferecer gratuitamente medicamentos à base de semaglutida a pacientes com obesidade grave, nesta sexta-feira (26). A pesquisa acompanhará 250 pacientes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) durante dois anos.
O estudo avaliará a eficácia clínica, os custos do tratamento e a possibilidade de incorporar o medicamento à rede pública. Para participar, os pacientes devem ter obesidade há pelo menos um ano, não terem obtido sucesso com tratamentos convencionais e conseguir realizar a autoaplicação do medicamento ou contar com auxílio.
Além disso, a iniciativa prioriza pacientes com obesidade grave que aguardam cirurgia bariátrica e precisam reduzir o peso antes do procedimento. O protocolo foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com financiamento da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) e recursos da fabricante do medicamento.
As informações são do Metro 1.














