Santo Antônio de Jesus possui um dos menores índices de insegurança alimentar da Bahia

A Insegurança alimentar ocorre quando uma pessoa ou família não tem acesso regular e suficiente a alimentos em quantidade e qualidade adequadas para manter uma vida saudável.
Ela está ligada a fatores como pobreza, desemprego, preços altos dos alimentos, falta de políticas públicas eficazes e desigualdade social.
Segundo os dados da planilha TRIA Brasil, do Ministério da Saúde, que analisou o período de novembro de 2023 a maio de 2025. A média de insegurança alimentar na Bahia é de 11%.
No entanto, a cidade de Santo Antônio de Jesus apresenta um percentual de apenas 0,1% de domicílios em risco.
Este resultado é fruto de políticas públicas integradas e ações estratégicas voltadas à proteção social e à segurança alimentar da população, através de um conjunto de estratégias realizadas de forma conjunta e coordenada entre as Secretarias de Assistência Social (SMAS), Educação (SME) e Saúde (SMS).
Atualmente a cidade ocupa o segundo lugar entre os municípios com menor vulnerabilidade em todo o Estado.
De acordo com os dados apresentados, a cidade possui uma população estimada de 109.267 pessoas, com 23.888 domicílios avaliados pela TRIA. Destes, apenas 30 foram identificados em risco de insegurança alimentar, o que representa 0,126% dos domicílios.

Évelin Mascarenhas é colunista e repórter do JornalZero75, empresária de marketing digital, bióloga e influenciadora gastronômica premiada. Natural de Jacobina e radicada em Cruz das Almas há 12 anos, também atua no rádio e como palestrante. Sua trajetória é marcada por energia, criatividade e versatilidade.






























