Previsão do tempo para a semana: ciclone com temporais e calor de 40ºC

A semana entre os dias 18 e 22 de agosto será marcada por extremos climáticos pelo país.
No Nordeste, a instabilidade no litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, vai se manter, com acumulados de até 60 milímetros ao longo da semana.
No interior, as temperaturas chegam a 38 °C, com baixa umidade e risco de incêndios. As operações agrícolas seguem sem grandes prejuízos, especialmente na colheita do algodão.
O alerta está para a formação de um ciclone extratropical no Sul, que deve provocar temporais, queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No Tocantins, centro-sul do Pará e Rondônia, o tempo firme e as temperaturas próximas a 38 °C aumentam o risco de incêndios e de estresse no gado.
No Centro-Oeste o tempo firme predomina na maior parte da região, com temperaturas acima de 40 °C em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar atinge níveis críticos, abaixo de 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais.
E no sudeste o padrão de sol e nuvens predomina no Sudeste, mas novas áreas de instabilidade podem provocar chuva fraca e isolada no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além da Zona da Mata de Minas Gerais.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Évelin Mascarenhas é colunista e repórter do JornalZero75, empresária de marketing digital, bióloga e influenciadora gastronômica premiada. Natural de Jacobina e radicada em Cruz das Almas há 12 anos, também atua no rádio e como palestrante. Sua trajetória é marcada por energia, criatividade e versatilidade.






























