
A Polícia Civil da Bahia realizou, na última quarta-feira (8), uma operação para cumprir mandado de prisão contra Marílio dos Santos, conhecido como “Maquinista” ou “Gordo”, apontado como mandante e mentor intelectual do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, ocorrido em agosto de 2023.
A ação ocorreu na cidade de Santa Bárbara (BA). O suspeito não estava no imóvel e segue foragido. Durante as buscas, os agentes encontraram uma arma com a numeração suprimida, escondida dentro de um saco plástico. A esposa de Marílio dos Santos foi presa no local.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marílio é apontado como chefe do grupo criminoso responsável pela morte de Mãe Bernadete. A investigação policial indica que o crime foi motivado pela atuação da líder quilombola contra o tráfico de drogas em Simões Filho (BA), onde ela vivia e liderava o Quilombo Pitanga dos Palmares. A família, no entanto, contesta a versão oficial. Para o filho de Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, a morte está ligada a disputas territoriais e interesses empresariais na região.
Fonte: Revista Afirmativa/Imagem: Marílio dos Santos no Baralho do Crime da SSP-BA / SSP-BA

Tâmile Conceição, é quilombola e jornalista em formação pela UFRB, apaixonada por contar histórias e mergulhar na rica cultura do Recôncavo. Compreendendo a importância do jornalismo para sua comunidade, prioriza a apuração em seu trabalho. Atualmente, produz conteúdo para site, Instagram e rádio, compartilhando a diversidade e a riqueza cultural da sua região. Vencedora do Prêmio Motezuma em Telejornalismo com a reportagem sobre o Coletivo das Artes da cidade de São Félix, é também criadora do radiodocumentário Santa Bárbara como Símbolo Cultural e Religioso em São Félix, que reflete sua dedicação à preservação da cultura, da história e das tradições do seu povo.