MPF pede suspensão do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025.
O órgão alega que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame.
Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas.
Para o MPF, o concurso deve ser suspenso até que a União comprove que adotou as medidas necessárias para sanar as falhas. A edição de 2025 do CNU oferece 3.652 vagas distribuídas em nove blocos temáticos, abrangendo órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Évelin Mascarenhas é colunista e repórter do JornalZero75, empresária de marketing digital, bióloga e influenciadora gastronômica premiada. Natural de Jacobina e radicada em Cruz das Almas há 12 anos, também atua no rádio e como palestrante. Sua trajetória é marcada por energia, criatividade e versatilidade.