Gêmeos dos livros’ são alvos de operação da PF em bairros nobres de Salvador

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (29/10), uma operação em condomínios de alto padrão em Salvador, com alvos ligados ao ramo de comercialização de livros didáticos. As diligências ocorreram no Horto Villaggio Panamby, no Horto Florestal; Mansão Phileto Sobrinho, no Corredor da Vitória; e no Jardim Apipema.
De acordo com informações do Bahia Notícias, os alvos da PF seriam Ticiano Degasperi, Bruno Degasperi e Neto Degasperi — conhecidos na Bahia como “gêmeos dos livros” devido à atuação junto a prefeituras na venda de material escolar.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal com atuação em São Paulo, onde tramita a investigação. A apuração está relacionada a supostos desvios de recursos destinados à educação, com foco na comercialização de livros didáticos em contratos públicos.
Ainda conforme o BN, em 2018, o pai dos investigados, Wilson José da Silva Filho, foi alvo da Operação Prato Feito, que teve como objetivo desarticular grupos suspeitos de fraudar recursos da União destinados a municípios paulistas. Ele é apontado como dono e sócio de empresas do setor editorial, como Editora Melhoramentos Ltda., BWN Comércio de Livros e Serviços, Editora Casa de Letras e W H Comércio de Confecções.
À época, as investigações indicavam a existência de esquemas que desviavam verbas federais da educação por meio de contratos irregulares para a venda de livros e outros materiais escolares.
A Polícia Federal não divulgou detalhes sobre o conteúdo apreendido nesta nova fase e os investigados não se manifestaram até o momento.
Fonte: Informe Baiano

Tâmile Conceição, é quilombola e jornalista em formação pela UFRB, apaixonada por contar histórias e mergulhar na rica cultura do Recôncavo. Compreendendo a importância do jornalismo para sua comunidade, prioriza a apuração em seu trabalho. Atualmente, produz conteúdo para site, Instagram e rádio, compartilhando a diversidade e a riqueza cultural da sua região. Vencedora do Prêmio Motezuma em Telejornalismo com a reportagem sobre o Coletivo das Artes da cidade de São Félix, é também criadora do radiodocumentário Santa Bárbara como Símbolo Cultural e Religioso em São Félix, que reflete sua dedicação à preservação da cultura, da história e das tradições do seu povo.






























