BrasilPolíticaPolítica Estadual

Ex-prefeito de Amargosa assume cargo ao lado de Rui Costa e Gleisi em Brasília

Depois dos ex-prefeitos de Cocos e Lauro de Freitas, agora é a vez de Amargosa ter representação no Planalto. Júlio Pinheiro (PT) foi nomeado nesta terça-feira (24), conforme o Diário Oficial da União, como secretário especial de Assuntos Federativos da SRI, órgão ligado à Presidência.

Na nova atribuição, Pinheiro trabalhará diretamente em articulação política com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e a presidente da SRI, Gleisi Hoffmann. Ambos têm papel central na coordenação entre Executivo federal, estados e municípios, aumentando a relevância da equipe baiana dentro do governo  .

Após deixar a prefeitura de Amargosa, onde exerceu dois mandatos, Júlio integrou a equipe estadual na SERIN da Bahia, coordenando relações institucionais com foco em diálogo com prefeitos e lideranças regionais.

Agora, em Brasília, seu papel será semelhante, atuando ao lado de Rui e Gleisi na interface com governos locais, fortalecendo sua visibilidade e capacidade política.

Pré-candidato a deputado estadual pelo PT em 2026, Júlio é visto como parte da “oxigenação geracional” da legenda – ao lado de Adolpho Loyola, da SERIN – compondo um grupo nova geração no comando da política baiana desde a era Wagner, em 2007.

Um renomado jurista baiano revelou ao JornalZero75 que esses nomes representam o renascimento do PT na Bahia e possuem potencial para voos mais altos na carreira política. A nomeação desta semana respalda essa projeção e reforça a estratégia do partido de investir em lideranças regionais com alcance nacional.

Botão Voltar ao topo