Dono da Ultrafarma é preso por esquema de corrupção

Foi preso o dono e fundador da Ultrafarma, Sidney Oliveira, em São Paulo, durante uma operação do Ministério Público que desarticulou um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e grandes empresas varejistas.
Segundo as investigações, o esquema movimentou mais de R$ 1 bilhão em propinas.
Além de Sidney, outras cinco pessoas foram presas, incluindo auditores fiscais e executivos.
O esquema, investigado pela chamada Operação Ícaro, tinha como “cérebro” o auditor fiscal estadual Artur Gomes da Silva Neto, que atuava facilitando e fraudando o processo de ressarcimento de créditos tributários — especificamente o ICMS — para grandes empresas como Ultrafarma e Fast Shop.
A investigação se iniciou após o Ministério Público notar uma evolução patrimonial “absolutamente incompatível” da empresa Smart Tax, registrada em nome da mãe do auditor Artur, Kimio Mizukami da Silva, uma professora aposentada de 73 anos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de: corrupção ativa e passiva, por pagamento e recebimento de propinas; organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Évelin Mascarenhas é colunista e repórter do JornalZero75, empresária de marketing digital, bióloga e influenciadora gastronômica premiada. Natural de Jacobina e radicada em Cruz das Almas há 12 anos, também atua no rádio e como palestrante. Sua trajetória é marcada por energia, criatividade e versatilidade.






























