Bahia

Deyvid Bacelar diz que a indústria do petróleo voltará a contribuir para o desenvolvimento do baixo sul do estado

Um novo começo de era foi anunciado para o município de Valença, no baixo sul do estado, no último sábado (13/9), durante a posse da nova presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Professora Flor Andrade, que contou com a presença do vice-presidente estadual do partido Marcelo Aguiar, deputados estaduais e militância local, além do conselheiro do presidente Lula, Deyvid Bacelar, que é Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do Governo Federal.

Avaliando as perspectivas de desenvolvimento do baixo sul do estado, Bacelar destacou que a indústria petrolífera continuará contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região, seja investindo em projetos de exploração de gás natural, seja apostando em novas alternativas de energias renováveis.

Segundo Bacelar, apesar do desinvestimento que ocorreu na Petrobras durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, quando foi paralisada a produção de gás em Manati, há um novo horizonte se descortinando e trazendo bons ventos para todo o baixo sul, com a Petrobras voltando a investir em prospecção, criando oportunidades de emprego direto e indireto para a população local e trazendo uma série de programas de educação e treinamento para capacitar a mão de obra local, o que deve contribuir, segundo ele, para o desenvolvimento de habilidades e competências.
“Tanto o presidente Lula como o governador Jerônimo estão atentos para o potencial dessa região. Não por acaso uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é o Hospital e Maternidade Costa do Dendê, um equipamento estratégico que vai garantir atendimento de média e alta complexidade à população”, ressaltou o conselheiro de Lula.
Para Marcelo Aguiar, a posse da nova diretoria do PT em Valença representa um passo importante na organização partidária, fundamental para consolidar os projetos de desenvolvimento na região. “Valença inicia um novo ciclo, com a liderança experiente de professora Flor e uma base mobilizada. Essa renovação fortalece o PT na região e reafirma nosso compromisso com a democracia e o desenvolvimento da Bahia.”

Militante histórica do partido e referência na cidade, Flor Andrade assume a direção do PT local sucedendo Renildo Manuel, que conduziu a transição. “Quero fazer uma convocação especial à juventude que está presente aqui hoje. É fundamental que vocês participem da vida política de nosso município, para que as políticas públicas alcancem a população que mais precisa”, destacou. A cerimônia reuniu lideranças estaduais, parlamentares e a militância local, e reforçou o compromisso do partido com suas bases no interior da Bahia. Também prestigiaram o ato o ex-presidente da CUT-Bahia e primeiro vereador petista de Valença, Martiniano Costa, a sindicalista Salete Lucena, a primeira presidenta do PT em Valença, Vilma Cristina Queiróz. Durante a cerimônia, diversos jovens se filiaram ao partido, simbolizando a renovação e a continuidade da militância petista no município.

Botão Voltar ao topo