Círio de Nazaré reúne 2,5 milhões em Belém

Milhões de pessoas participaram da 223ª edição do Círio de Nazaré, em Belém, considerada a maior procissão católica do Brasil. A celebração percorreu mais de 52 quilômetros e mobilizou aproximadamente 2,5 milhões de fiéis, também nas cidades vizinhas de Ananindeua e Marituba, destacando a força do turismo religioso na região.
Durante o trajeto, manifestações de fé tomaram conta das ruas, com momentos de comoção, homenagens e símbolos tradicionais, como o lançamento de papéis brancos. A festividade também contou com a Moto Romaria e homenagens culturais, como a participação de representantes indígenas e artistas locais.
A iniciativa EcoCírio promoveu a coleta seletiva ao longo da procissão, envolvendo cerca de 200 catadores e 10 cooperativas. A ação reforçou o compromisso com a sustentabilidade, garantindo a destinação adequada de resíduos durante os eventos religiosos.
A coleta somou 140 toneladas no ano anterior e integra uma agenda voltada à valorização do trabalho das catadoras e à economia do cuidado, temas que ganham destaque nas discussões preparatórias para a COP30, que ocorrerá na capital paraense em novembro.
Fonte: Metro1

Tâmile Conceição, é quilombola e jornalista em formação pela UFRB, apaixonada por contar histórias e mergulhar na rica cultura do Recôncavo. Compreendendo a importância do jornalismo para sua comunidade, prioriza a apuração em seu trabalho. Atualmente, produz conteúdo para site, Instagram e rádio, compartilhando a diversidade e a riqueza cultural da sua região. Vencedora do Prêmio Motezuma em Telejornalismo com a reportagem sobre o Coletivo das Artes da cidade de São Félix, é também criadora do radiodocumentário Santa Bárbara como Símbolo Cultural e Religioso em São Félix, que reflete sua dedicação à preservação da cultura, da história e das tradições do seu povo.