Polícia

Cerca 50 corpos são expostos em praça na zona norte do Rio, dia após a Operação

Cerca 50 corpos estão sendo expostos em praça da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, segundo apuração do jornal “Bom dia Rio”, da TV Globo. As imagens foram veiculadas nesta quarta-feira (29) pela rede televisiva um dia depois da “Operação Contenção”, ação policial deflagrada por forças de segurança fluminenses na terça-feira (28), cuja contagem oficial de mortos era de 64.

Assim, caso esses mortos sejam confirmados por forças de segurança como vitimados durante a operação policial, as vítimas fatais da operação podem ultrapassar 100 pessoas.

O “Bom Dia Rio” detalhou que os corpos foram retirados da mata por moradores do Complexo da Penha, na zona Norte do Rio. Essa foi uma das localidades que passaram por conflito entre criminosos e policiais, durante a ação de forças de segurança. Ainda de acordo com apuração da rede de TV, familiares dos falecidos foram à mata ao redor do complexo, onde ocorreu conflito entre bandidos e policiais, e retiraram os corpos. Nesse momento, os cadáveres se encontram na Praça São Lucas, na Estrada José Rucas.

O secretário da Polícia Militar (PM) coronel Marcelo de Menezes Nogueira, informou ao “Bom Dia Rio” que, a princípio, os corpos da praça não constam de contabilidade oficial de mortos durante a operação, que era de 64. Ele ainda informou que será feita perícia para confirmar se há relação entre essas mortes e a operação.

Já o portal g1 apurou que os corpos estavam em área de mata da região Vacaria, na Serra da Misericórdia, onde se concentraram os confrontos entre as forças de segurança e traficantes. Moradores da região afirmaram ao g1 que ainda há muitos mortos no alto do morro.

A “Operação Contenção”, ação deflagrada na terça-feira (28) por forças de segurança estaduais fluminenses, contou com 2,5 mil agentes, para a captura de lideranças criminosas do Rio e de outros estados, além de impedir expansão territorial de maior facção do Estado. A ação gerou mais de 80 prisões. A operação ocorreu nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte do Rio de Janeiro. A operação também levou a interdições de vias e mudança de trajetória de ônibus, fechamentos de universidades e de comércio, nas zonas Norte, Oeste e Sudoeste da cidade.

Botão Voltar ao topo