Bem-vindos ao Proseando a Política! Aqui o humor encontra à política, e nossos textos rápidos e divertidos, tem sempre boas risadas, e umas cutucadas do bem.

REUNIÃO COM ADOLPHO, NADA DE NOVO, APENAS BATEU FOFO!
Matar carambola e sustentar a ludibriação, esse foi o tema da reunião com Adolpho Loyola realizada recentemente. Aliás, interlocutores já falam que pelas bandas de lá, os olhos estão mais abertos que nunca e mais cientes que tudo. É como se o time bolsonarista tivesse enganando a si mesmo, e só.
A ARRUMAÇÃO DE NÁDIA E NETO!
A aproximação entre Euricles Neto e Nádia Moura tá mais visível que promessa de campanha em ano eleitoral. Dá até pra fazer uma dupla polineja: promessa & interesse. A ex-vereadora, que subiu na tribuna da Câmara esta semana, fez questão de agradecer ao Presidente pela oportunidade e pela visita ao CRAM. Até aí, ok. Mas a sintonia não para nisso, os dois estiveram juntinhos também em reunião com a deputada Rogéria, lá em Salvador, com direito à presença de Vitor Azevedo.
E o papo de bastidor? 2026, claro. A matemática é simples (ou não): se Neto apoiar Rogéria, Vitor leva o apoio de Nádia e sua tropa. Só tem um detalhe: o grupo já tem outros deputados no balaio. O Presidente é chegado de Roberta e Bacelar, enquanto Nádia tem aquele “compromisso sem jeito” com Nilton Bastos Júnior. Moral da história? Essa conta não fecha nem com calculadora científica. Vai sobrar alguém, porque voto não dá em árvore. No caminho que vai até Édson apoiará Vitor.
O VEREADOR QUE CASARIA COM UMA MULHER DO JOB.
Teve vereador que resolveu filosofar em vídeo nas redes sociais esta semana ao ser perguntado se casaria com uma mulher do JOB. O nobre disse que casaria numa boa e até discursou que “o passado passou, e pra frente é que se anda”. Parabéns pro visionário, que não tem preconceito com absolutamente nada e nem ninguém. Só resta saber se ele entendeu mesmo o que é o tal JOB… porque se não entendeu, melhor deixar ele achando que é curso técnico.
RECLAMAÇÃO DOS EFETIVOS!
Num certo setor público, os efetivos já largaram o verbo: a nova equipe contratada é a pior da história. E não sou eu que tô dizendo, não. Segundo eles, os novatos têm mais salto alto que competência, mais pose que serviço. O clima parece novela mexicana: “Os Efetivos contra os Contratados”. Ou então parece oposição x situação. Se organizar direitinho breve breve teremos a CPI da imaturidade.
A BOUTIQUE DA DOAÇÃO.
A Boutique Solidária do CRAM foi lançada como projeto social da prefeitura através da secretaria. Excelente iniciativa e projeto, só tem um detalhe: funciona só com doações? Ou seja, projeto da prefeitura sem prefeitura, caso sim.
Mas calma, dá pra resolver: uma dispensa de licitação pra comprar as coisas pra Boutique, ou então é só organizar direitinho e pedir pros mesmos que desfilam de grife, perfume importado e bolsa de cinco dígitos por aí doarem. Boutique? Vai ter pra abrir franquia. Espera pra vê!
GILDO BALEIA QUER SER DEPUTADO?
Gildo Baleia anda em ritmo de pré-campanha: viajando, promovendo eventos, e buscando ser o cara da saúde. Quer uma vaga na ALBA em 2026? Se vai vingar? Mistério. Na última sexta, recebeu o senador Ângelo Coronel em sua clínica, mas deu bolo na Câmara de Vereadores.
Aliás, já faz tempo que Baleia não se mostra tão “parceiro” ou próximo do grupo da gestão. Será que esfriou o romance?
O EX-VEREADOR COOPTADO!
Um ex-vereador anda sendo assediado para colar no time bolsonarista. Como poder é poder, a oferta é mundos e fundos. Ele, por enquanto, escapou. O enredo tá tão confuso que parece novela Tabajara, com direito a “madrinha” responsável pelo arranjo. Quem sabe, né? Duvido, porém depende
NEM BEM CHEGOU E JÁ ENROLOU O POVO.
Tem pré-candidato a deputado que chegou em Cruz das Almas com a lábia afiada, sorrisos, tapinhas nas costas, aquele papo “conte comigo, você é meu irmão”. Resultado: no dia seguinte, sumiu. Não atende telefone, não responde mensagem. Se continuar assim, será apenas mais um Rolando Lero e pronto!
GINO SE CHATEOU, ANGÉLICA RESPONDEU!
Na última sessão, Raimundo de Gino alfinetou a vereadora Angélica Oliveira, chamando-a apenas de “visitante” e lembrando que ele é quem mora no local e pede melhorias há tempos. E tomara que façam e ajudem o mandato de Raimundo.
Angélica não perdeu tempo: na quarta-feira, desembarcou na Pumba para acompanhar como anda o trabalho no Volta Terra. A vereadora através do seu mandato conseguiu R$ 100 mil para irrigação, facilitando assim o trabalho dos moradores, que tiram seu sustento na horta. Enquanto Gino afirmou que já pediu há tempos melhorias ao secretário para ás estradas, mas ainda não rolou, Angélica foi e mostrou que tem serviço prestado na Pumba sim.
RICARDO VOLTOU!
Depois de um silêncio guardado, Ricardo Pinheiro reapareceu. Trouxe às redes a parceria com Silva Neto, ex-prefeito de Araci e pré-candidato a deputado estadual em 2026. Rumores apontam que não é o único flerte em andamento, tem mais gente na fita e vamos ficar acompanhando, quem vai, quem não vai, quem não vai pra lugar nenhum.
CORONEL E A METADE AUSENTE.
Ângelo Coronel anda se vendendo como “Senador Municipalista” e reuniu prefeitos do CTR na noite da última sexta-feira em Cruz das Almas. De 17, só 9 apareceram. É o famoso “apoio pela metade”. No microfone, o prefeito local disse que os 417 municípios da Bahia deveriam votar em Coronel. Lindo discurso. Será que ele vai votar? Vai ter essa nobreza com Coronel? Pena que promessa de alguns políticos é igual senha de wi-fi em bar: todo mundo fala que tem, mas ninguém entrega.
E assim encerramos mais uma edição do Proseando a Política. Aqui a regra é simples: se não dá pra mudar, pelo menos dá pra rir. Até a próxima, minha gente!

Poeta/Escritor, radialista e assessor político. Âncora do Jornal Zero75 na Excelsior Recôncavo, redator do site e comunicador esportivo e político. Filho de Carlitão e Aninha Parteira, Pai de Pedro e Cauã. Apaixonado pelo Bahia, o cara do Proseando a Política e bloguer de reflexões e aFÉto. Satisfação, Binno!