Bahia chega ao maior rebanho bovino dos últimos 50 anos

A Bahia alcançou, em 2024, o maior rebanho bovino dos últimos 50 anos, com 13,7 milhões de cabeças de gado, um crescimento de 3,5% em relação a 2023. O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), coloca o estado na 7ª posição no ranking nacional, superando São Paulo e Rio Grande do Sul.
O avanço foi impulsionado pela expansão da pecuária na região oeste e consolida a Bahia como uma das principais forças do setor no Nordeste. Além do recorde na bovinocultura, o estado também atingiu marca histórica na produção de ovos, que chegou a 127,7 milhões de dúzias.
O crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior foi liderado pelos municípios de Eunápolis, Barreiras e Entre Rios, que juntos concentram boa parte da produção estadual. O levantamento mostra ainda que o setor pecuário representa entre 25% e 30% do PIB do agronegócio baiano.
Fonte: Metro1

Tâmile Conceição, é quilombola e jornalista em formação pela UFRB, apaixonada por contar histórias e mergulhar na rica cultura do Recôncavo. Compreendendo a importância do jornalismo para sua comunidade, prioriza a apuração em seu trabalho. Atualmente, produz conteúdo para site, Instagram e rádio, compartilhando a diversidade e a riqueza cultural da sua região. Vencedora do Prêmio Motezuma em Telejornalismo com a reportagem sobre o Coletivo das Artes da cidade de São Félix, é também criadora do radiodocumentário Santa Bárbara como Símbolo Cultural e Religioso em São Félix, que reflete sua dedicação à preservação da cultura, da história e das tradições do seu povo.





























