
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) telefonou para o cantor Gilberto Gil, pai de Preta Gil, e para Flora Gil, oferecendo solidariedade e apoio à família pela morte da artista. Preta Gil faleceu neste domingo (20), em Nova Iorque, onde ela realizava um tratamento contra o câncer.
Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou ter ficado profundamente abalado com a perda e destacou a trajetória de Preta como artista e empresária. “Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor. À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso”, escreveu.
Lula exaltou o espírito combativo e a alegria da cantora, mesmo durante o tratamento. “Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento”, declarou. “Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela”, completou.
O presidente também relembrou a relação com Gilberto Gil, que foi ministro da Cultura de seu governo entre 2003 e 2008. Embora tenha enfrentado críticas à época por suposta falta de experiência, Gil já havia atuado em cargos culturais na Bahia e em Salvador, e foi responsável pela promoção da diversidade artística e étnica por meio de políticas públicas.
Fonte: Metro1

Tâmile Conceição, é quilombola e jornalista em formação pela UFRB, apaixonada por contar histórias e mergulhar na rica cultura do Recôncavo. Compreendendo a importância do jornalismo para sua comunidade, prioriza a apuração em seu trabalho. Atualmente, produz conteúdo para site, Instagram e rádio, compartilhando a diversidade e a riqueza cultural da sua região. Vencedora do Prêmio Motezuma em Telejornalismo com a reportagem sobre o Coletivo das Artes da cidade de São Félix, é também criadora do radiodocumentário Santa Bárbara como Símbolo Cultural e Religioso em São Félix, que reflete sua dedicação à preservação da cultura, da história e das tradições do seu povo.






























