Saúde

Anvisa proíbe pó decorativo usado para colorir bolos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso do pó decorativo que contenha o chamado “PP micronizado”, o polipropileno, e pode ser usado em produtos de confeitaria ou para decoração de alimentos

Esses materiais são permitidos apenas em objetos decorativos não comestíveis, tais como cenários para decoração temática de festas. Os produtos usados para colorir bolos, doces e similares, tanto em confeitarias como no ambiente doméstico, são considerados alimentos. Portanto, devem ser fabricados com substâncias autorizadas pela Anvisa.

O uso de plásticos é autorizado somente em alguns materiais que entram em contato com alimentos, como embalagens ou utensílios. E, mesmo nesses casos, o material precisa ser aprovado pela Anvisa, que analisa os riscos associados à migração de substâncias das embalagens para os alimentos.

Caso o material seja considerado seguro, a Agência o inclui em listas positivas, podendo definir limites máximos de migração de substâncias e determinar condições específicas de uso.

Fonte: Correio/ Crédito: Imagem: Olena Rudo | Shutterstock

Botão Voltar ao topo