
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um medicamento não hormonal para o tratamento de sintomas vasomotores moderados a intensos da menopausa. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (18) e autoriza o uso do Veoza (fezolinetanto) no Brasil.
O medicamento atua diretamente no cérebro ao bloquear a ação da neurocinina B, substância relacionada ao surgimento das ondas de calor e dos suores noturnos. Com esse mecanismo, o tratamento busca reduzir a frequência e a intensidade desses sintomas, comuns durante a menopausa.
Segundo estudos apresentados, o uso do Veoza proporcionou uma redução média de 53% nas ondas diárias de calor após quatro semanas de tratamento. O medicamento representa uma alternativa para mulheres que não podem ou não desejam utilizar terapias hormonais.
De acordo com a Agência Europeia de Medicamentos, os sintomas vasomotores da menopausa afetam entre 11% e 47% das mulheres com mais de 40 anos, variando conforme fatores individuais e clínicos.














