Reconhecimento facial prende 45 foragidos durante o São João; Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Castro Alves estão entre as cidades

O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) possibilitou a prisão de 45 foragidos da Justiça durante os festejos de São João em diversas cidades do estado. Entre os municípios com registros de capturas estão Amargosa, Castro Alves, Laje, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Santo Estêvão.
O balanço parcial foi divulgado na madrugada desta quinta-feira (25). Segundo a SSP, a ampliação do monitoramento ocorreu com a utilização das novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs). Os 13 veículos empregados na operação contam com nove câmeras embarcadas cada e auxiliaram nas ações de segurança em 24 municípios baianos.
Além das cidades do Recôncavo, também houve prisões em Barra, Camaçari, Campo Formoso, Cardeal da Silva, Conceição do Jacuípe, Gandu, Glória, Itaberaba, Itapé, Itororó, Jandaíra, Jequié, Mata de São João, São Domingos, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Teofilândia e Vitória da Conquista.
De acordo com a SSP, os foragidos capturados respondiam por crimes como homicídio, estupro, receptação, tráfico de drogas, furto, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o trabalho das forças de segurança durante a Operação São João 2026. “Agradeço aos policiais, peritos e bombeiros, além dos servidores da SSP pela total dedicação na Operação São João 2026. A redução da criminalidade nos festejos tem relação direta com o trabalho dos nossos guerreiros e guerreiras”, afirmou.
Werner acrescentou que cerca de 27 mil profissionais continuam atuando em todo o estado até o encerramento da operação, previsto para o dia 30 de junho, durante os festejos de São Pedro.
Segurança nas estradas
A SSP também informou redução de 50% nos acidentes sem vítimas nas rodovias estaduais durante o período junino. As ações incluíram blitz itinerantes, conferência de documentos, testes de bafômetro e inspeções veiculares.
Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, Fabrício de Oliveira, houve aumento de 75% nos flagrantes e crescimento de 33% na recuperação de veículos com restrição de furto ou roubo em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Faço um destaque para a cidade de Irecê e região, localidade que recebeu o maior número de baianos e turistas no interior. Por lá registramos uma redução de 100% nos sinistros nas estradas”, detalhou.
Letróloga em Língua Espanhola e redatora do JornalZero75. Natural de Alagoinhas e residente em Santo Antônio de Jesus há 8 anos.














