Brasil

Alerta: notícia que não votar em candidatos para outros cargos anula o voto para presidente é falsa

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta: vêm circulando nos aplicativos uma mensagem dizendo que se o eleitor for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos cancelados, inclusive o de presidente, por ser um “voto parcial”. Mas esta mensagem não é verdadeira.

O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais, pois todos os votos são contabilizados individualmente. Votar em um cargo não afetará o outro.

E não somente isso, a mensagem avisa que essa “informação” partiu diretamente de um treinamento de mesários da Justiça Eleitoral, sendo que nenhum treinamento ocorreu em 2022.

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados apenas para fins estatísticos.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas