Com orçamento inicial de R$ 25 milhões, a nova Ponte do Mandacaru, que é um anexo da antiga Ponte Teodoro Sampaio, acabou custando R$ 31 milhões de reais, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e responsável pela execução da obra. As obras do anexo não agradaram a população, que olha com desconfiança e certa incredulidade os serviços de conclusão, com a instalação de grama, nas laterais das cabeceiras, quando deveria ser concreto armado, entre outras inconsistências apontadas em vídeo e divulgadas pelos moradores do entorno do equipamento público.
Com ampla divulgação de inauguração nesta sexta-feira, 8, contando com a presença do governador Rui Costa e do pré-candidato a governador, Jerônimo Rodrigues, o evento foi cancelado, repentinamente. A desculpa dada pelo staff do petista alega que o mau tempo não permitiu a realização da solenidade, que contava, ainda, com a entrega das obras de requalificação da Avenida Tote Lomanto, uma das principais vias de acesso à cidade.
Mas as informações extraoficiais e dos bastidores do evento, dão contas que o cancelamento se deveu a falta de público, uma vez que dezenas de prefeitos e lideranças políticas não confirmaram presença, ingrediente primordial para o palanque do pré-candidato do Governo. O que se sabe, até o momento, é que muitos prefeitos estão receosos de serem vistos publicamente ao lado de Rui, por conta do atual cenário político que as pesquisas mais recentes vêm indicando, com o pré-candidato ACM Neto despontando como favorito. Ainda, segundo os mesmos comentários, muitos prefeitos estão chateados pela revogação dos convênios celebrados com as prefeituras para obras do interior do Estado. O governador chegou a propor que os gestores municipais realizem os trabalhos com a promessa de serem ressarcidos após o período eleitoral, quando a legislação volta a permitir a transferência de recursos do estado aos municípios.
Parece que o canto da sereia não funcionou. Da agenda de Jequié ficou mantido um almoço, com a presença de Rui e de Jerônimo, nesta sexta, e a realização da plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), neste sábado, dia 9.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.