Brasil

Aneel divulgou projeções para aumento de 3,5% na conta de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta segunda-feira (7), uma projeção de aumento de 3,5% das tarifas de energia neste ano.

Este valor está abaixo da inflação projetada para o ano, que era de 5,6%, mas as cobranças adicionais das bandeiras tarifárias ainda devem afetar a conta de luz, podendo atingir os consumidores já a partir de maio.

Pelos cálculos da agência reguladora, a alta tarifária em 2025 ocorre principalmente pelo aumento de 2% na chamada “parcela B”, que engloba os custos com a atividade de distribuição de energia, e o aumento de 1,6% dos encargos setoriais.

No entanto, cobranças extras na conta de luz devem começar a ser vistas em maio, provavelmente com acionamento da bandeira amarela conforme projeções de analistas, em função do cenário mais desfavorável para geração de energia elétrica no país.

Já a Ampere Consultoria, que fornece soluções para os setores de energia e agronegócio, projeta atualmente bandeira amarela em maio e bandeiras vermelhas até novembro, encerrando o ano com bandeira novamente amarela. As previsões da Ampere serão atualizadas nesta semana.

Foto: CERTI Insights

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas