Bahia

Brasil terá onda de calor extremo na próxima semana; Bahia será afetada

O Brasil irá enfrentar uma nova onda de calor na próxima semana, começando nas regiões dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, e, posteriormente, alcançando Goiás e Bahia, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A massa de ar quente e seco, que já tem afetado estas regiões nos últimos dias, intensificará sua atuação a partir do próximo domingo (16), com temperaturas máximas que podem ultrapassar em mais de 5°C a média climática habitual.

Às áreas demarcadas em laranja e vermelho indicam as anomalias das temperaturas máximas superiores a 5°C para o período.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias superam em 5°C ou mais a média mensal durante, pelo menos, cinco dias consecutivos, afetando uma ampla área geográfica e não apenas um único local.

Este será o terceiro episódio de onda de calor no Brasil desde o início de 2025. A primeira ocorreu de 17 a 23 de janeiro e a segunda de 2 a 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante a segunda onda, o Inmet emitiu um alerta vermelho de grande risco, que permaneceu vigente até 12 de fevereiro, afetando também partes de Santa Catarina e Paraná.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas