Cruz das Almas Educação

Governo entrega obra de ampliação e modernização de escola em Cruz das Almas

Nesta quinta-feira (26), o município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, está sendo contemplado com a entrega da obra de ampliação e modernização do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres. Com recursos no valor de R$ 12,6 milhões, a iniciativa integra uma série de ações para requalificar e construir novas escolas estaduais com alto padrão de infraestrutura, visando atender as comunidades escolares por meio de uma aprendizagem integrada ao esporte, bem como à cultura, arte, iniciação científica e qualificação profissional.

A unidade entregue em Cruz das Almas segue o modelo que vem sendo implantado em toda a Bahia. A comunidade escolar passa a contar com salas de aula climatizadas, teatro, restaurante estudantil, equipamento de esporte e lazer, além de laboratórios equipados para elevar o interesse dos estudantes, assim como a taxa de aprovação e redução da evasão escolar.

“Estou aqui, hoje, em Cruz das Almas, um município que tenho a honra de ser cidadã. Pensar que os nossos estudantes vão ter a oportunidade de vivenciar essa escola com outros espaços possíveis é gratificante. Além disso, o governador também já autorizou e está em processo de licitação a reforma do prédio-sede, que faz parte da história de Cruz das Almas, onde muitos professores, pais e mães passaram por essa unidade escolar de Educação Profissional e Tecnológica. A escola precisa ser boa para o estudante, como para os trabalhadores. Então, hoje é dia de festa em Cruz das Almas, uma festa da Educação”, pontuou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, representando o governador Jerônimo Rodrigues na cerimônia de entrega da nova unidade.

Transformação – No CETEP Recôncavo II, 1.700 jovens e adultos frequentam, em tempo integral, os cursos técnicos ofertados pela Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e de Educação Profissional de Jovens e Adultos (Pró-EJA).

Além da reforma do prédio escolar com dez salas, a unidade passa a contar também com restaurante estudantil com 120 lugares, teatro com 247 acentos, duas quadras poliesportiva cobertas, campo de futebol society com pista de atletismo, piscina semiolímpica e nova quadra poliesportiva.

Para a diretora da unidade escolar, Aldevane de Almeida Araújo, as melhorias em sua estrutura já refletem positivamente na comunidade escolar, principalmente nos estudantes, que se sentem mais estimulados. “Melhoramos não só a gestão de aprendizagem, como a valorização do protagonismo estudantil. Percebemos, hoje, o brilho nos olhos dos estudantes e dos funcionários que já foram alunos daqui também. A vontade de todos de ficar mais tempo na escola só fez aumentar”, revela.

Diogo da Silva Santos, 16 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio e já sabe que o seu futuro está na área de Informática. Para ele, além das melhorias em infraestrutura, a oferta de oficinas e cursos profissionalizantes fazem o diferencial do CETEP Recôncavo II. “A Informática vai colaborar muito com a minha formação, me ajudando a me familiarizar com a área. Aqui, também pratico capoeira e futebol. Essas oficinas e a reforma na área física atraem os alunos, despertando ainda mais o interesse de todos nós pelo espaço escolar”, avalia.

Fonte: Ascom/SEC

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas