Brasil

Menos da metade dos candidatos comparecem no Concurso Nacional Unificado

Com 2,14 milhões de inscrições o Concurso Nacional Unificado, apelidado de “ENEM dos concursos”, que aconteceu neste domingo (18), registrou aproximadamente um milhão de candidatos presentes para realizar a prova. O quantitativo representa menos da metade dos candidatos inscritos.

De acordo com o Agência Brasil, a porcentagem é um balanço preliminar feito pela ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. O estado do Ceará foi o que menos registrou abstenções.

“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.

Mesmo com a taxa de não comparecimento significativa, a ministra afirmou que não considera que o adiamento do concurso tenha influenciado muito a abstenção.

“A questão da mudança da data pode sim ter interferido na decisão das pessoas, por isso a gente permitiu que as pessoas desistissem e tivessem a taxa [de inscrição] devolvida, mas tivemos muito poucas pessoas que decidiram por isso”, destacou.

Fonte: Blog do Valente

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas