Brasil

TRE-BA cria assessoria específica para conter fake news criada por inteligência artificial na eleição

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, empossado na última segunda-feira (29), tem como principal desafio a frente da Corte Eleitoral lidar com o uso da Inteligência Artificial (IA) no pleito. Ao Portal M!, durante entrevista nesta quinta-feira (2), o desembargador revelou que o TRE-BA criou uma assessoria específica para conter fake news criada por IA durante as eleições.

“Lidar com a inteligência artificial é uma situação fácil, porque aqui mesmo no Tribunal Regional Eleitoral, nós temos o Robô Maia, e é um trabalho que realmente auxilia, mas é a inteligência artificial para o bem. A nossa preocupação é a inteligência artificial sendo feita para o mal, para aplicar fake news, deepfakes, informações que são inverossímeis. E nós aqui já criamos uma assessoria específica para trabalhar de forma correlata com o Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

O presidente da Corte Eleitoral também destacou a abertura, no dia 12 de abril, de um ciclo de palestras. “Nós vamos estender para o interior através da nossa escola judiciária. E neste ciclo de palestras, nós tivemos a primeira palestra com três professores renomados para falar sobre inteligência artificial e foi um tema assim palpitante e que vamos estender isso para o interior da Bahia”.

Fonte: Muita Informação

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas