Na tarde desta sexta-feira, a cidade de Muritiba recebeu os representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) em mais uma audiência pública. O objetivo era discutir a revitalização do Estaleiro Enseada, em Maragogipe, e a reabertura do canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu, da Petrobrás.
A abertura da audiência foi feita pelo presidente da Câmara, Glauber Reis, que destacou a importância da geração de emprego e renda para os jovens de Muritiba.
O vereador Marcos da Liga, responsável por trazer a audiência para a cidade, enfatizou que a reativação do estaleiro trará oportunidades para os jovens locais, que já estavam sendo preparados através de cursos profissionalizantes.
Deyvid Bacelar, Coordenador Geral da FUP, explicou que o Estaleiro Enseada, inaugurado em 2012, empregava milhares de pessoas da região, mas teve suas operações paralisadas após a Operação Lava Jato.
A reativação do estaleiro e do canteiro de obras é essencial para a geração de empregos diretos e indiretos na região, melhorando a qualidade de vida da população local.
O presidente da Transpreto, Sérgio Bacci, anunciou que serão construídas 400 embarcações no segundo semestre, o que pode gerar até 3.000 empregos. Esta foi a 5ª audiência pública realizada em Muritiba, demonstrando a importância do debate para a região.
Ao final da audiência, Deyvid Bacelar revelou que teve uma reunião com o presidente Lula, o ministro Rui Costa e o ministro Haddad, que se comprometeram a considerar as propostas apresentadas, incluindo a desoneração fiscal para tornar a indústria mais competitiva.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.