No dia em que é celebrado a Consciência Negra no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um pacote de 13 ações que garantem o incentivo a igualdade racial no país.
Em seu discurso, o petista disse que as medidas representam o pagamento de uma “dívida histórica que a supremacia branca construiu”.
As medidas assinadas hoje contemplam acordos de cooperação, titulações de territórios quilombolas, criação de grupo de trabalhos em ministérios e abertura de editais. E já entre as ações está a titulação de terras quilombolas em três estados, sendo eles, Maranhão, Tocantins e Sergipe.
Uma outra ação é a Política Nacional de Gestão Territorial e Quilombola, que incentiva o desenvolvimento sustentável com investimento de mais de R$ 20 milhões em 3.669 comunidades certificadas pelo poder público.
Na área da educação, o conjunto de medidas institui o Programa ‘Caminhos Amefricanos’, que consiste na oferta de bolsas para pessoas pretas, pardas e/ou quilombolas da rede pública de ensino estudantes dos cursos de licenciatura ou professores na educação básica.
📸 Reprodução
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.